sábado, 11 de fevereiro de 2017

Justiça Divina e Vida após a Morte


Nota: essa seção é uma tradução da seção "Divine justice and life after death" (Justiça divina e vida após a morte) da CUA (Christian Universalist Association) e não representa todos os universalistas em geral. Serve então como uma base para termos uma noção do que acreditam os universalistas.

Justiça Divina e Vida após a morte

A Associação Universalista Cristã afirma o seguinte em nossa Declaração de Fé:

Acreditamos na lei da justiça pela qual as ações geram conseqüências, quer sejam manifestadas nesta vida ou na vida futura; E que o amor, a graça e o perdão em última instância vencerá a lei da justiça.

A lei da justiça é uma crença fundacional de todas as grandes tradições espirituais do mundo. Nas religiões e filosofias orientais, ela é conhecida como "karma". Nas escrituras hebraicas, Deus prometeu que aqueles que seguem os mandamentos de Deus experimentam bênçãos, e que os que praticam o mal serão julgados (Deuteronômio 30: 15-20; 1: 1-6, Provérbios 3:33). As ações pecaminosas deveriam ser pagas em proporção direta à violação da lei moral (Êxodo 21: 23-25, Levítico 24: 17-20). Jesus ofereceu uma ilustração semelhante da proporcionalidade e equilíbrio das escalas da justiça, advertindo que aqueles que tomam a espada morrerão à espada (Mateus 26:52). No outro lado da moeda, ele prometeu grandes benefícios para aqueles que dedicam suas vidas ao chamado de Deus (Mateus 19:29).

Obviamente, as pessoas nem sempre conseguem o que merecem - boas ou más - nesta vida. Portanto, as tradições espirituais ensinam que a vida dos seres humanos individuais continua após a morte de alguma forma, e que na vida futura a justiça se manifestará mais plenamente (Gálatas 6: 7-9).

A proporcionalidade também garante que os julgamentos são temporários e limitados, uma vez que o pecado que causou esses julgamentos também foi limitado. A palavra usada no original grego do Novo Testamento para expressar este julgamento limitado é aionios, que significa durar por uma idade ou período de tempo distinto com um começo e um fim. É a palavra grega de que derivamos a palavra inglesa eon, e foi usada no tempo de Jesus para referir-se a um período que dura entre o tempo da vida de um homem a mil anos. Não existe tal coisa como "inferno eterno", apesar do que muitos cristãos foram levados a crer baseados em erros de tradução da Bíblia.

Outra coisa que a Bíblia deixa clara é que o propósito do julgamento divino é reformador não vingativo, para ajudar as pessoas a aprender com seus erros e crescer mais perto da perfeição. A palavra usada no original Novo Testamento grego é kolasis, o que significa um castigo benéfico, como um jardineiro poda uma videira para remover a vegetação morta e fazê-la crescer mais frutífera.

Enquanto acreditamos na realidade de causa e efeito, na lei da justiça, acreditamos que se essa fosse a única dinâmica envolvida na vida, isso não seria uma notícia particularmente boa, e a fé cristã não significaria muito. Em vez disso, acreditamos que, em última instância, todos receberemos o perdão (de Deus, dos outros e de nós mesmos), e isso irá curar o carma e superar a lei da justiça. Essa verdade é expressa em Salmos 130: 3-4, como segue: "Se tu, ó senhor, marcas as iniqüidades, Senhor, quem poderia estar de pé? Mas há perdão com você, para que você possa ser reverenciado. "

O perdão pode realmente ser uma coisa radical, como quando Jesus disse à pessoa crucificada ao lado dele: "Hoje estarás comigo no Paraíso" (Lucas 23:43). Quando Jesus andava entre nós, ele rotineiramente declarava que as pessoas eram perdoadas, mesmo antes de se arrependerem. As pessoas naquela época se opunham a tal efusão extravagante de amor e graça, e muitos ainda o fazem. Mas esse é o caminho de Deus. Jesus falou de amor radical e perdão. Consistente com isso, Jesus orou por aqueles que o crucificaram, dizendo: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo" (Lucas 23:34). A boa notícia é que "como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões." (Salmos 103: 12).

Portanto, acreditamos que a experiência do juízo divino é a conseqüência natural do nosso comportamento. Mas essa não é a história toda; Não é a palavra final. Sem perdão, graça, misericórdia e amor, o sofrimento continua, mas com aquelas forças que mudam a vida, nós e outros somos "transformados na imagem de [Deus] de um grau de glória para outro" (2 Coríntios 3:18), e o céu se faz. Isso é realmente uma boa notícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário