sábado, 11 de fevereiro de 2017

Salvação Universal


Nota: essa seção é uma tradução da seção "Universal Salvation" (Salvação Universal) da CUA (Christian Universalist Association) e não representa todos os universalistas em geral. Serve então como uma base para termos uma noção do que acreditam os universalistas.

Salvação Universal

A Associação Universalista Cristã afirma o seguinte em nossa Declaração de Fé:

Acreditamos no triunfo total e final da graça de Deus sobre os poderes do pecado e da morte: que a misericórdia e o perdão de Deus são vitoriosos; Que esta vitória da redenção é revelada na vida, morte e ressurreição de Jesus; E que, portanto, nenhum ser humano será condenado ou permitido sofrer dor e separação para sempre.

Acreditamos na salvação universal, a ideia de que não existe tal coisa como o inferno eterno ou aniquilação porque Deus planejou o universo para produzir um resultado positivo para todas as pessoas de todos os tempos. As profecias esperançosas na Bíblia apontam para um tempo futuro de restauração e renovação universal (Mateus 19:28, Atos 3:21). O fim de todas as coisas é um estado de abençoada reunião com Deus, o Criador - não de separação eterna, miséria ou destruição (João 12:32, Romanos 5:18, 1 Coríntios 15: 22, 28, Col. 1: 20, 1 Tim. 2: 4-6). Na igreja cristã primitiva, isso se chamava apokatastasis - a reconciliação de todas as coisas - e foi reconhecido como um importante ensinamento do Evangelho durante os primeiros séculos do cristianismo.

Nossa crença na salvação final de todos está baseada em uma forte confiança na onipotência e benevolência de Deus. Deus é suficientemente poderoso e amoroso o suficiente para fazer com que todas as almas sejam resgatadas de um estado de separação e retornadas ao seu estado pretendido de unidade e harmonia com o Divino. Tudo o que é bom será preservado e restaurado em sua plena manifestação, mas todas as coisas más serão destruídas (Mateus 3:12, 1 Coríntios 3: 10-15). Como nenhum ser humano é totalmente ruim, nenhum ser humano perecerá eternamente. É o plano de Deus tomar o que é bom em cada indivíduo e multiplicá-lo, e substituir o mal dentro de nós com uma infusão de sua bondade divina, até que só o bem permaneça.

Deus não decide condenar algumas pessoas ao inferno porque elas pecaram demais ou escolheram crenças religiosas erradas. Nem permite que algumas pessoas permaneçam indefinidamente em uma condição infernal por causa de tomar decisões erradas de sua própria vontade (Fil. 2: 9-11). Experiências negativas que nos acontecem são projetadas para produzir aprendizado e crescimento, para o avanço da alma. É através de "fogos" purgatórios de provas e ensaios que o espírito humano é purificado de atributos negativos e atinge um caráter que é compatível com Deus (Malaquias 3: 2-3, Marcos 9:49, 1 Pe 1: 7) .

A salvação não é através de esforços pelos quais devemos ganhar o amor e a aprovação de Deus. Pelo contrário, Deus já nos ama incondicionalmente e é misericordioso para conosco. Fomos informados em Rom. 5: 8 que "Deus prova o seu amor por nós em que, sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós"; E em Ef. 2: 8-9: " Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."; A graça de Deus se estende a todos e, como lemos na Parábola das Ovelhas Perdidas, Deus não está satisfeito com nem mesmo noventa e nove por cento das pessoas sendo salvas, mas continua procurando até que a última ovelha perdida (pessoa) seja salva (Lucas 15: 3-7).

Almas que deixam esta vida na Terra sem experimentar a salvação terão outras oportunidades para conversão, aprendizado e crescimento após a morte (1Pe 3: 18-20, 4: 6). Ninguém jamais ficará sem chances de voltar para casa com seu Criador. Mesmo os seres mais perversos que já viveram ainda podem ser salvos - e serão, na plenitude dos tempos (Filipenses 2:10). Essa é a promessa de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário