Citações

Os Pais da Igreja sobre Universalismo
Citações:
A massa de homens (cristãos) dizem que haverá um fim ao castigo e para aqueles que estão sendo punidos.- São Basílio, o Grande

Há muitos em nossos dias, que apesar de não negar as Sagradas Escrituras, não acreditam em intermináveis tormentos. - Agostinho (354-430 dC)

Para os ímpios punições, não perpetuas, no entanto, para que a imortalidade preparada para eles não seja uma desvantagem, eles devem ser purificados por um breve período de acordo com a quantidade de maldade em suas obras. Assim sendo, devem sofrer punição por um espaço curto, mas bem-aventurança imortal sem fim os espera ... as penalidades a serem infligidas por seus muitos e graves pecados serão de longe superadas pela magnitude da misericórdia que lhes será demonstrada. - Diodoro de Tarso, 320-394 dC


"Que, no mundo vindouro, aqueles que fizeram o mal durante toda a vida, serão feitos dignos da doçura e da bondade divina. Porque Cristo nunca teria dito: "Vocês não sairão enquanto não pagarem o último centavo", a menos que fosse possível para nós nos tornarmos limpos quando a dívida fosse paga." (Peter Chrysologus, 435)


E Deus mostrou grande bondade para com o homem, no seguinte, em que Ele não o condena a continuar para sempre sofrendo em pecado, mas como que por uma espécie de banimento, o expulsou do paraíso, para que, tendo a punição expiado dentro de um determinado tempo, e tendo sido disciplinado, ele haveria de se lembrar ... assim como um navio, quando um está antiquado e tem algum defeito, é remodelado ou refeito para que se torne novo e inteiro, assim também acontece com o homem pela morte. Por ela ele é quebrado pela força, para que na ressurreição, ele pode ser encontrado completo; quero dizer impecável, justo e imortal. - Teófilo de Antioquia (168 dC)


Por isso também ele o expulsou do paraíso e removeu-o para longe da árvore da vida, não porque Ele invejava a árvore da vida, como alguns se atrevem a afirmar, mas porque Ele tinha pena dele e desejou que ele não deveria ser imortal e seu mal  interminável e irremediável. - Iraneaus de Lyon (182 dC)


Estes, se quiserem, podem ir pelo caminho de Cristo, mas se não deixe-os seguir o seu próprio caminho. Em outro ocasião, talvez, eles serão batizados com fogo, aquele último batismo, o que é doloroso, mas também podem suportar; e que come, como se fosse feno, toda a matéria impura, e consome toda a vaidade e vício. - Gregório de Nazianzo, bispo de Constantinopla. (330-390 dC) Oráculos 39:19


Pra mim a Palavra parece estabelecer a doutrina da obliteração perfeita de maldade, pois se Deus deve ser em todas as coisas que são, obviamente, não haverá iniqüidade neles. Para isso é necessário que em algum tempo o mau deve ser removido completamente e totalmente do reino da existência. - St. Macrina, a Santíssima

No fim e consumação do Universo todos serão restaurados ao seu estado original, harmonioso, e todos seremos um só corpo e seremos unidos mais uma vez em um homem perfeito e da oração de nosso Salvador de que todos sejam um se cumpriá. - St. Jerônimo, 331-420


Pois é evidente que Deus, na verdade, será tudo em todos, quando não houver mal na existência, quando todo ser criado estiver em harmonia conSigo mesmo e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor; quando toda criatura for feita um só corpo. - Gregório de Nissa, 335-390


Os ímpios que cometeram mal em todo período de suas vidas devem ser punidos até aprender que, ao continuar no pecado, eles só continuam na miséria. E quando, por este meio, forem trazidos a temer a Deus, e o respeitar com boa vontade, eles obterão o gozo de Sua graça. - Teodoro de Mopsuéstia, 350-428

Não podemos definir limites para a agência do Redentor em redimir, resgatar, para disciplinar e assim ele continuará operando após esta vida. -Clemente de Alexandria


Não suponha que a alma é punida por eras sem fim (apeirou aionas) no Tártaro. Muito apropriadamente, a alma não é punido para satisfazer a vingança da divindade, mas por causa da cura. Mas dizemos que a alma é punida por um período aionion (aionios) chamando essa vida e seu período concedido de punição, sua eternidade. - Olnmpiodorus (AD 550)


Portanto, para que ao mesmo tempo a liberdade do livre-arbítrio seja deixada com a natureza e ainda o mal seja purificado, a sabedoria de Deus descobriu este plano; sofrer o homem a fazer o que ele faria, tendo provado o mal que desejava e aprendido com a experiência que havia trocado por miséria as bênçãos que tinha, trará assim o desejo de bem-aventurança ... ou serem removidos nesta vida através da oração e da disciplina, ou depois de sua partida, portanto, através da fornalha de fogo purificador -. Gregório de Nissa (332-398 AD)


Eu sei que a maioria das pessoas entende por a história de Nínive e seu rei, o perdão final do diabo e todas as criaturas racionais. - St. Jerônimo



"No final ou consumação das coisas, tudo será restaurado ao seu estado original, e será novamente unido em um só corpo. Nós não podemos ser ignorantes de que o sangue de Cristo beneficiou os anjos e os que estão no inferno, embora não saibamos a maneira pela qual produziu efeitos. Os anjos apóstatas se tornarão tal como foram criados; e o homem, que foi expulso do paraíso, deve ser restaurado novamente. E este deve ser feito de tal forma, que todos devem estar unidos pela caridade mútua, de modo que os membros vão alegrar-se uns com os outros. Os anjos apóstatas, e o príncipe deste mundo, embora agora ingovernáveis, mergulhando-se nas profundezas do pecado, irão, no final, abraçar o domínio feliz de Cristo e dos seus santos "-. COMENTÁRIO SOBRE O NOVO TESTAMENTO - Jerome (347 -420 dC)


Nosso Senhor é o único que oferece ao homem [todos os homens], e que cura o inventor do mal por si mesmo. - Gregório de Nissa (332-398 dC), teólogo da Igreja Oriental


Enquanto o diabo pensou em matar Um [Cristo], ele foi privado de todo o elenco daqueles fora do Hades, e ele [o diabo] sentado pelas portas, vê todos os seres agrilhoados libertarem-se pela coragem do Salvador -. Atanásio, o Grande Pai da Ortodoxia


Nosso Senhor desceu, e foi encerrado nos lugares eternos, a fim de que possa libertar todos os que tinham sido fechados ... O Senhor desceu ao lugar de castigo e tormento, em que estava o homem rico, a fim de libertar os prisioneiros. - Jeronimo


Na libertação de todos ninguém permanecerá cativo! No momento da paixão do Senhor, o diabo foi ferido por perder todos os cativos que estava mantendo. - Dídimo, 370 dC


Enquanto o diabo imaginou que havia segurado alguns de Cristo, na verdade  perdeu todos aqueles que estava mantendo. - St. Crisóstomo, 398 dC



Mais forte do que todos os males da alma é o Verbo, e o poder de cura que habita nele, e esta cura Ele aplica, de acordo com a vontade de Deus, a todo homem. A consumação de todas as coisas é a destruição do mal ... para citar Sofonias: "porque o meu intento é ajuntar nações e congregar reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; pois esta terra toda será consumida pelo fogo do meu zelo. Pois então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e o sirvam com o mesmo espírito."... Considere atentamente a promessa de que todos invocarão o nome do Senhor, e servi-lo-ão com consentimento. -Orígenes (185-254 dC) Ele fundou uma escola em Cesaréia, e é considerado por historiadores como um dos grandes teólogos e exegeta da Igreja Oriental.


As nações estão reunidos para o julgamento, pois nelas pode ser derramada a ira do furor do Senhor, e esta, com piedade e com um desejo de curar. A fim de que cada um possa cumprir a confissão do Senhor, que em nome de Jesus todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é o Senhor. Todos os inimigos de Deus perecerão, não que eles deixam de existir, mas deixarão de ser inimigos. -Jerônimo (340-420 dC), comentando sobre Sofonias 3:8-10

Humanidade, sendo recuperada de seus pecados, será submetida a Cristo, na plenitude da dispensação instituída para a salvação de todos. -Dídimo o Cego



Então, quando o fim for restaurado para o início e o término de coisas equiparado com seu início, e a condição das coisas ser restabelecida como a natureza racional tiver colocado, quando não houver necessidade de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal; de modo que, quando todo o sentimento de maldade for removido, e o indivíduo for purificado e limpo, Ele que é o único Bom Deus tornar-se-à a ele "tudo", que não é o caso de alguns indivíduos, ou de um número considerável, mas Ele mesmo é "tudo em todos." E quando a morte deixar de existir em qualquer lugar, nem o aguilhão da morte, nem qualquer mal em tudo, então verdadeiramente Deus será "tudo em todos" - Orígenes, De Prinicipiis, 3.6.3. (Orígenes fundou uma escola em Cesaréia, e é considerado por historiadores como um dos grandes teólogos e exegeta da Igreja do Oriente.)

O Filho "quebra em pedaços" Seus inimigos  remodelando-os para o bem , como o oleiro com sua própria obra, como Jeremias 18, 6 diz: isto é, para restaurá-los mais uma vez ao seu estado anterior. - Eusébio de Cesaréia (65-340 A.D). Bispo de Cesareia


Nosso Salvador nomeou dois tipos de ressurreição no Apocalipse. "Bem-aventurado é aquele que tem parte na primeira ressurreição", de tal vir a graça sem o julgamento. Quanto àqueles que não vêm para a primeira, mas são reservados para a segunda ressurreição, estas devem ser disciplinados até seu tempo determinado, entre a primeira e a segunda ressurreição -. Ambrósio, bispo de Milão (340-397 AD)


Achamos que, de fato, a bondade de Deus, através de seu Cristo, pode trazer todas as Suas criaturas para um fim, até mesmo os seus inimigos sendo conquistados e subjugados .... pois Cristo deve reinar até que tenha posto todos os inimigos debaixo de seus pés. - Orígenes (185-254 dC) Ele fundou uma escola em Cesaréia, e é considerado por historiadores como um dos grandes teólogos e exegeta da Igreja Oriental.


Pois é necessário que o mal deve algum dia ser totalmente e absolutamente removido para fora do círculo de ser. - Gregório de Nissa (332-398 dC), teólogo da Igreja Oriental


Na vida presente Deus está em tudo, por sua natureza é sem limites, mas ele não é tudo em todos. Mas na vida que vem, quando a mortalidade tiver tido fim e imortalidade concedida, e o pecado não tiver mais lugar, Deus será tudo em todos. Pois o Senhor, que ama o homem, pune medicinalmente, para que Ele possa verificar o curso da impunidade. - Teodoreto, o Abençoado, 387-458


Quando a morte deixará de existir, ou o aguilhão da morte, nem qualquer mal que seja, então, verdadeiramente, Deus será tudo em todos. - Orígenes


Todos os homens são de Cristo, alguns por conhecê-lo, o resto ainda não. Ele é o Salvador, e não de alguns e os outros não. Por quanto Ele é Senhor e Salvador, não seria o Salvador e Senhor de tudo? - Clement de Alexandria

Nenhum comentário:

Postar um comentário